segunda-feira, 2 de maio de 2016

Internet das coisas

Internet das coisas 

A ideia de internet das coisas é a comunicação de dispositivos e objetos para automatização de certas atividades e interação desses objetos com a internet para controlar esses dispositivos de uma forma mais inteligente. Esse conceito de internet das coisas vem a ser implementado logo após a implantação do IPv6 que permite que qualquer dispositivo e objeto tenha um endereço IP próprio para se conectar na internet.
Exemplo do conceito internet das coisas aplicado:
Uma casa em que todos os objetos como, lâmpada, porta, torneira e entre outros, estejam conectados na internet, cada um com um endereço IP, assim todos sendo automatizados e controlados por um smartphone ou PC, com tudo isso temos então uma casa inteligente totalmente interligada em uma rede.  
Hoje a internet é um mar imenso de informação e cada vez mais essa rede vai se expandindo, antes era feito por computadores, agora está mudando aos poucos e se tornando uma rede de diversos dispositivos e objetos e não somente de servidores. 
Exemplo de objeto com acesso a internet:
Geladeira que acessa internet não é muita novidade, porém ainda não é utilizado em grande quantidade, mas é um objeto que tem mais de uma funcionalidade pelo motivo de acessar a internet, acaba sendo um objeto inteligente com diversos recursos, como um deles, avisar quando esta acabando os produtos da geladeira, informar os produtos que tem na geladeira, assim evitando de abrir e fechar a geladeira toda hora, entre diversas outras funções. Hoje a geladeira já é desenvolvida por outras empresas, mas deve inicio com a Samsung. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário