Topologias de Redes
Para compreender as topologias de redes de computadores, tanto ela física ou logica, é necessário entender um pouco sobre redes de computadores.
Redes de computadores são computadores ou qualquer outro diapositivos conectados entre si, eles formam uma rede, onde cada um pode compartilhar um tipo de serviço ou mais de um serviço, fazer a troca de arquivos e serviços, podendo ser através de cabos ou ondas de rádio. Redes de computadores nasceu como ideia de troca de informações, hoje é a base da internet e da comunicação digital, onde tudo esta conectado
Topologia de redes é a estrutura tanto física como logica rede, a maneira como os dispositivos estão conectados na rede. Dois exemplos de topologias físicas são, barramento e estrela. A topologia barramento é bem ultrapassada, nela os dispositivos são conectados por cabos coaxiais, sendo que se um dispositivo parar de funcionar a rede toda para. A topologia estrela é a mais utilizada hoje, onde funciona da seguinte maneira, um dispositivo é o centro da comunicação, como se fosse a central de atendimento, nesse dispositivo que poder tanto um hub ou um switch, mas o mais utilizado é o switch. Esses dispositivos são responsáveis por encaminhar as informações para o destino, eles recebem a conexão de todos os outros dispositivos na rede e o switch acaba sendo o gerenciador da rede controlando o fluxo de informações que passam por ele, já que todos os computadores estão conectados nele. Existe outros tipos de topologias e podem ser utilizado mais de uma topologia na rede. Hoje não existe um padrão de topologias de redes, elas simplesmente utilizam mais de uma.
Existem dois tipos de topologias logicas, ethernet e token ring e a mais utilizada é a ethernet. Antes de começar a explicar sobre essas topologias, vou explicar um pouco com funciona um switch e o hub e suas vantagens.
Hoje o hub não é mais utilizado ele tem a mesma ideia do switch, ambos são concentradores e encaminham as informações para os dispositivos que estão conectados neles. A diferença do switch para o hub é a seguinte, o hub encaminha as informações para todos os dispositivos que nele estão conectados, exemplo, um PC deseja mandar alguma informação para outro PC que esteja na rede, e esses PCs estão conectados no mesmo hub e tem mais de PCs conectados também. O Hub vai pegar a informação daquele PC e ecnamianhr para todos os dispositivos que estiverem conectados nele, assim todo mundo vai receber a informação, porém todos vão descartar, somente o PC destinatário que vai ficar com a informação, até ai tudo bem, mas isso gera uma colisão de informações, imagine agora todos os dispositivos se comunicando nessa mesma rede, isso vai gerar uma colisão de pacotes ,o hub vai travar e a rede vai parar.
No caso do switch ele é muito mais inteligente do que o hub, pois ele vai encaminhar a informação somente para o dispositivos destinatários, os outros não vão receber, porque o switch trabalha com a tabela MAC. No inicio o switch não conhece nenhum dispositivo da rede, nesse caso ele vai encaminhar a informação para todos, e somente o dispositivo destinatário que vai ficar com a informação, o restante vai descartar, na próxima vez que aquele mesmo dispositivo mandar alguma informação para o mesmo destinatário, o switch não vai precisar mas mandar para todos os outros dispositivos, porque ele já o destino, basicamente é assim que funciona os switchs e as tabelas MAC, que na verdade o MAC é o endereço físico da placa de rede, onde cada dispositivo tem o seu próprio.
As topologias logicas é a forma de como as informações ou dados encaminham pela rede. Na topologia ethernet que é a mais utilizada, os dados são encaminhados da maneira que o switch trabalha, pode ser encaminhado os dados para todos os dispositivos da rede ou somente para um dispositivo. Nessa topologia não importa a maneira a maneira de topologia física que os dispositivos estejam, ela determina como os dados vão ser encaminhados pela rede, porém só vai funcionar com placas de rede ethernet.
![]() |
TOPOLOGIA DE BARRAMENTO |
![]() |
TOPOLOGIA ESTRELA |
![]() |
TOPOLOGIAS FÍSICAS |
Nenhum comentário:
Postar um comentário